Huawei vs Trump

Como o estado consegue destruir o livre mercado

Huawei e o EUA

Na ultima quarta-feira, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (US Commerce Department) declarou que iria adicionar a Huawei (maior produtora de equipamentos de telecomunicação do mundo) e outras 70 empresas afiliadas em uma lista negra de comércio. O Secretário do Comércio Wilbur Ross declarou que a decisão foi apoiada pelo Presidente Donald Trump pois ela iria impedir que a tecnologia americana seja usada por entidades estrangeiras de maneiras que possam prejudicar a segurança nacional dos EUA ou interesses de política externa. Além disso, o Presidente Donald Trump também assinou uma ordem executiva de emergência nacional, barrando o uso de equipamentos de telecomunicações de empresas consideradas ameaça a segurança nacional.

Ontem a noite, a Google anunciou que iria cumprir com as sanções do governo e cortar relações comerciais com a Huawei, ou seja, iria descontinuar o suporte de várias aplicações e do sistema Android nos dispositivos da Huawei. Além da Google, empresas fabricantes de chips, como Intel, Qualcomm, Xilinx e Broadcom, disseram a seus funcionários que não irão fornecer equipamentos para a Huawei até segunda ordem.

Apesar do motivo alegado para sancionar essas restrições comerciais ser convincente, do ponto de vista estatal, não é a primeira vez que o Presidente Donald Trump tenta prejudicar uma empresa chinesa. Em fevereiro deste ano, chefes e diretores de várias agências de inteligência dos EUA, como o FBI, a CIA, a NSA e a Inteligência Nacional, fizeram um apelo alertando para os riscos de usar produtos das empresas chinesas Huawei e ZTE. A Inteligência Nacional afirmou que eles já desconfiam há algum tempo da relação entre a Huawei com o governo chinês.

Huawei e a Google

Ambas empresas afirmaram que os aparelhos que já foram distribuídos ainda terão suporte a Play Store e Google Play Services, porém não podem garantir ainda as atualizações do sistema operacional Android.

O Android é um projeto da Google dividido em duas partes, o sistema operacional open-source (conhecido como AOSP) e os aplicativos exclusivos (Play Store, Services, Gmail, YouTube etc). Com as sanções econômicas a Huawei não poderá mais ter suporte aos aplicativos exclusivos da Google, ou seja, não poderá mais manufaturar dispositivos com um dos aplicativos mais essenciais do Android, a Play Store. A Huawei ainda poderia utilizar o AOSP porém teria que criar a sua própria estrutura global para uma loja de aplicativos (a estrutura local na China já existe como Huawei Appstore). E na pior das hipóteses ela teria que criar um sistema operacional do zero.

Ambas as opções são desastrosas para o futuro da Huawei, pois a Play Store já é padrão de mercado há muito tempo, e isso iria dificultar a aceitação tanto dos consumidores quanto dos desenvolvedores de aplicativos. Mesmo que a Huawei optasse por alguma alternativa como o F-Droid, ainda seria um tiro no escuro. Além disso, como a Amazon é uma empresa americana, a Amazon Appstore provavelmente não vai ser uma opção.

Consequências

Ainda não sabemos até onde e quando isso pode se estender, mas é quase certo que a Huawei sairá bastante desgastada se essas sanções continuarem por muito tempo ou até mesmo se elas se intensificarem, principalmente na questão do fornecimento de equipamentos eletrônicos para fabricação dos dispositivos.

De um ponto de vista pessoal e libertário, eu acredito que essa situação só tende a piorar, pois o Presidente Donald Trump parece relutante em por o plano imperialista dele de fazer a América grande de novo. Não é algo que se resolveria tão facilmente uma vez que, independente de quem fosse o presidente atual, o país continuaria sendo visto como a maior potência mundial, por isso qualquer presidente iria continuar buscando manter ele nessa posição de poder.

Guerras comerciais e protecionismo econômico sempre causam efeitos desastrosos, uma das piores consequências é a destruição da livre concorrência, que condena as pessoas a pagarem mais caro nos produtos. No fim, o consumidor sempre sai perdendo por causa da intervenção estatal.

Quem mais se prejudica nessa guerra de influências são os civis, que nem pediram para entrar nessa guerra mas irão acabar financiando isso de qualquer forma. O EUA não está fazendo isso pela segurança da população americana, o objetivo é sempre se manter no poder. Essa guerra comercial com a China não é algo novo, mas está ficando cada vez pior e mais evidente que o Presidente Donald Trump usará todos os recursos para vencê-la.

Referências

  1. https://www.scmp.com/news/china/article/3010403/us-commerce-department-places-chinas-huawei-and-70-affiliates-trade
  2. https://www.scmp.com/news/china/politics/article/3010396/donald-trump-signs-executive-order-laying-ground-us-ban-chinas
  3. https://www.reuters.com/article/us-huawei-tech-alphabet-exclusive/exclusive-google-suspends-some-business-with-huawei-after-trump-blacklist-source-idUSKCN1SP0NB
  4. https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-05-19/google-to-end-some-huawei-business-ties-after-trump-crackdown
  5. https://www.theverge.com/2018/2/14/17011246/huawei-phones-safe-us-intelligence-chief-fears
  6. https://www.theverge.com/2019/5/15/18216988/white-house-huawei-china-equipment-ban-trump-executive-order
  7. https://www.theverge.com/2019/5/19/18631558/google-huawei-android-suspension
  8. https://www.theverge.com/2019/5/20/18632266/huawei-android-google-ban-phone-business-future
  9. https://www.theverge.com/2019/3/14/18265646/huawei-operating-systems-android-windows-ban
  • Ilustração de capa: Alex Castro