Se você tiver interesse por escutar a playlist a qual estou tratando aqui, seque o link da playlist pra você escutar!
Introdução (sim, de novo)
Bem, como essa é a primeira análise que estou fazendo e eu acabei de desenvolver o sistema, acho importante eu explicar como ele funciona. Na realidade, é um sistema bem simples como vocês podem observar:
Bem, essa é a primeira "análise" de fato sobre as minhas descobertas da semana. Acabei de terminar de criar a planilha de avaliação, que é bem simples: As músicas são classificadas num sistema de 6 critérios, que equivalem a um multiplicador de -2 a 3, que significam "quanto eu gostaria de que essa música, ou músicas similares a essa se repetissem na playlist, ou seja, um -2 significa que eu não quero nem a pau, inclusive, eu dou essa pontuação quando falo par ao spotify não tocar mais, um 0 significa que são músicas indiferentes, que não adicionaram nem subtraíram da experiência e um 3 significa que foi uma música que eu gostei tanto que ouvirei ela mais vezes. Por fim, multiplico uma pontuação base (no momento estou usando 5) o critério de cada música e somo tudo, dando a pontuação final da playlist.
Se ficou confuso, provavelmente é por que eu expliquei terrivelmente mal, então eu vou fazer uma versão em tópicos para ficar mais claro como funciona meu sistema:
- Avalio as músicas entre "nunca mais quero ouvir isso na minha vida" e "gostei tanto que ouvirei mais vezes", na forma de números de -2 até 3.
- 0 significa que foi uma música que não adicionou e nem subtraiu da experiência da música
- Essa pontuação serve de multiplicador, que multiplica a pontuação básica de cada música.
- A pontuação da playlist é a soma do resultado dessas multiplicações.
Geral e Pontuação
PONTUAÇÃO GERAL: 0
A playlist dessa semana não foi nada demais. Antes mesmo de eu criar a tabela, já tinha uma ideia de que foi uma playlist meio genérica e sem nada muito empolgante. Quando terminei de fazer a tabela e vi um belo zero no final dela, até achei que eu havia feito algo de errado na hora de somar os valores mas... não. Realmente deu 0. Houveram alguns destaques positivos, mas no geral ela foi genérica demais para geral qualquer interesse real em mim. Devo a ter escutado só por que eu precisava ouvir pra escrever isso aqui. Hahaha.
A grande maioria (57%) das músicas simplesmente pontuou 0 e mesmo apesar de haverem duas músicas pontuando 15 e mais 5 que pontuaram 5, houveram 6 músicas com pontuações negativas que as neutralizaram completamente. Uma playlist bem, bem mediana.
Destaque positivo
Bem, houveram apenas duas músicas com pontuações positivas, Chaos King, da trilha sonora de Delta Rune por Toby Fox e The Day, de Porno Graffiti, que é uma das aberturas de um dos meus animes preferidos de todos os tempos, My Hero Academy. A escolha acabou caindo para a "franquia" (sei lá se posso falar assim mas foi a palavra que eu encontrei) que eu prefiro mais e, se você já olhou meu perfil do last.fm você já sabe de qual delas que eu escuto músicas praticamente todas as semanas.
Undertale é simplesmente o meu jogo preferido de todos os tempos. As coisas que ele fez e as lembranças que eu tenho dele são papo pra outra postagem, se não eu tomarei tempo demais daqui, mas acho que é suficiente dizer que um dos meus sonhos é fazer uma tatuagem de uma frase específica do jogo. Se Delta Rune é ou não uma continuação, prequel ou sei lá o que de Undertale ainda é muito debatível, mas de que ele é a continuação do trabalho que Toby Fox fez em Undertale é inegável e por causa disso Chaos King ganha.
Destaque negativo
Já o destaque negativo, apesar da maior quantidade de candidatos, foi bem mais fácil de escolher. A música はなまるぴっぴはよいこだけ(TV Version) é a abertura do anime Osomatsu-san, uma reimaginação de um anime esquisito sobre um grupo de sêxtuplos muito antigo para os tempos modernos. Uma pesquisa rápida na internet deu a descrição de "South Park dos Animes" e se você assistir alguns episódio vera que ele realmente não está muito longe disso. Honestamente, é um dos animes mais engraçados que eu já assisti, pelo menos a primeira temporada que eu assisti.
Animes são notoriamente cheios de preconceitos, e isso tem diminuído com o tempo, mas a gordofobia, um dos mais "escondidos", no sentido de que nem todo mundo considera um problema "de verdade" parece que não desaparece. Especialmente em animes de comédia, mesmo os que fazem esforços homéricos para contarem uma piada, com frequência tem momentos de "olha, essa pessoa é gorda e, portanto, ridícula. Riam dela". O primeiro episódio da segunda temporada de Osomatsu-san é incrivelmente gordofóbico. Os sêxtuplos ficaram preguiçosos com a fama, e por isso obesos gigantescos e todas as associações negativas que se pode fazer com pessoas acima do peso. Todos esses problemas são resolvidos milagrosamente quando eles decidem voltarem a "ser gente" e retornam a suas formas corretas, ou seja, magras. Não quero isso pra minha vida não, obrigado. Parei de assistir o anime e nunca olhei pra trás e não tenho nenhuma vontade de lembrar dele através das suas músicas.
Feedback!
Se você tem alguma sugestão, crítica ou elogio a respeito do texto, fico feliz em recebe-las! Elas são muito importantes para mim. Gostaria de saber se alguém teria interesse também em acessar a tabela com todas as avaliações e etc. Se houve interesse eu as disponibilizo sem problemas :)
Fique a vontade para entrar em contato em qualquer lugar, ou mandar um e-mail para ardydo em pm.me (@@pm.me) que eu as receberei muito feliz! :D
Links pras minhas coisinhas
- Padrim.
- Você pode me apoiar no Padrim se quiser. Vai me ajudar a me manter na faculdade e comprar as coisas necessárias pro desenvolvimento de jogos e as coisas para a minha sobrevivência.
- Itch.
- Lá no meu itch você pode encontrar tudo de gaems que eu faço.
- Plume
- Você pode entrar no meu perfil no plume pra ver as outras coisas que eu escrevo! Há diversos blogs diferentes separados pois eu escrevo a respeito de muita coisa variada.
Redes sociais.
- Mastodon.
- O Mastodon é minha rede social preferida. Tenho uma conta na instância (principalmente brasileira) Mastodonte e é lá onde eu interajo com mais frequência. Você pode me seguir lá ou, se quiser criar uma conta, e as inscrições estiverem fechadas, entrar em contato comigo.
- Twitter.
- No geral, minhas postagens no Mastodon são replicadas no Twitter mas eu estou estou no processo de usar lá cada vez menos. No entanto, pode ter certeza que se você interagir comigo lá eu irei responder :)
Comments
No comments yet. Be the first to react!