Como baixar animes automaticamente

Chega de quebrar o seu F5 ou esquecer de baixar os episódios da semana!

Milênios depois de eu ter me comprometido a escrever sobre, finalmente estou aqui. Sinceramente se não houvessem essas facilidades eu simplesmente não assistiria nada. Dá muito trabalho ficar procurando manualmente toda semana os episódios das coisas mas com um pouquinho de prática tu consegue gastar um tempinho no começo da temporada para ajustar umas configurações e depois só ir assistindo conforme vão saindo os episódios sem se preocupar com mais nada.

Eu ia escrever um guia bem introdutório mas ai eu percebi que você já precisaria pelo menos manjar como se usa um gerenciador de torrents para seguir esse guia ou então eu ia acabar me alongando demais para explicar um monte de coisa que nem se quer eram o ponto principal do guia. Eu até posso escrever depois um guia de como usar um gerenciador de torrents mas não vai ser o ponto desse guia. Talvez sobre ainda algum resquício do quia extremamente para pessoas iniciantes que eu estava escrevendo antes de decidir mudar o formato do guia, então se tiver meio esquisito, é por isso. Deletei umas 300 palavras que explicavam conceitos básicos e eu não tinha explicado nem um terço do que precisaria. É.

DISCLAIMER

Sim, essa postagem vai falar sobre pirataria, eu tenho ciência disso mas não vou entrar no debate. As pessoas tem um milhão de motivos diferentes para piratear as coisas. Enquanto esse meu guia pode até facilitar os processos, uma pessoa que esteja disposta irá piratear independente dessa postagem existir ou não. Também não vou falar explicitamente sobre minha postura quanto a pirataria, talvez até escreva sobre em algum outro momento, já que isso não é o ponto do guia.

O guia!

Gostaria de começar fazendo um adendo sobre gerenciadores de torrent. A escolha de qual gerenciador de Torrents você vai usar é quase que exclusivamente pessoal... quase pois existem alguns gerenciadores que são notáveis por conterem malware, funções que podem ser maléficas ao seu computador, ou outras coisas duvidosas, como é o caso do uTorrent. Esse já foi um dos melhores gerenciadores de torrents mas ai várias coisas aconteceram e eu recomendaria você ir até a casa de alguém com um pendrive pedir uma cópia do arquivo a usar esse programa.

Eu uso faz um tempo o qBittorrent. Ele é um gerenciador leve, bonito e cheiroso. Tem todas as funções que o uTorrent tem e ainda é livre e multiplataforma. Eu particularmente gosto bastante dele... como deu pra perceber, né?

1 - Escolha o seu feed (sua fonte)

O próximo passo é escolher de onde você vai arranjar os seus torrents. Esse guia eu vou focar em animes, mas você pode usar o site showRSS pra criar um feed com episódios de séries e usar esse mesmo guia ou sei lá o que. Eu uso três fontes principais para baixar meus animes e vou apresentar elas para vocês.

Se você consegue se virar bem com legendas em inglês, eu recomendo usar o HorribleSubs. Eles soltam as legendas rápido (já que eles na real roubam de outro lugar, né?) e a qualidade delas é... aceitável. Alias, é bom fazer uma nota aqui que, no geral, as legendas que saem quase simultaneamente nem sempre vão ser as de melhor qualidade. Além da questão do tempo curto para produção da legenda ainda podem existir questões do próprio anime que mudam completamente o significado de algumas coisas. Uma guinada do roteiro ou uma revelação bombástica podem trazer contextos diferentes para coisas que aconteceram que simplesmente seriam impossíveis de serem deduzidas antes.

A segunda fonte que eu uso é o Erai-Raws. Eles obtêm os animes e as legendas da mesma fonte do HorribleSubs mas a diferenças é que eles tentam pegar as legendas em todas as línguas possíveis então, geralmente (as vezes acontece de eles não colocarem a legenda no release inicial por algum motivo então as vezes ela pode faltar), eles tem legendas em português... e espanhol... e russo... e... você entendeu.

Por último, a terceira fonte é o Nyaa que, teoricamente, poderia substituir todas as outras. Ele é um tracker, um site onde ficam guardadas as informações sobre os diferentes torrents, e não os arquivos em si, que serve de mediador entre as pessoas usando o BitTorrent. É lá que todo otaku faz compartilha as coisas. Os torrents do HorribleSubs e do Erai Raws se encontram lá, e os eventuais torrents de algum anime que não esteja sendo lançado por eles também. Ele tem uma função muito interessante que permite com que você transforme qualquer pesquisa dentro do site em um feed RSS, significando que você pode usar os resultados de pesquisa para fazer seus downloads automaticamente. É útil mas é um pouquinho mais complexo, portanto, não vou cobrir isso aqui nesse guia mas fica ai a dica.

Eu escrevi isso aqui e acabei de perceber que o Erai não tem um feed próprio e eu estou usando justamente uma pesquisa do Nyaa para pegar os lançamentos de lá... então se tu quiser o link ta aqui. Se tu trocar o 720 por 1080, vai trocar a qualidade. Eu uso o 720 por questões de espaço.

Pra facilitar a vida de todo mundo eu vou fazer uma lista de links úteis no final do guia!

Uma nota sobre outras fontes em português

Há alguns motivos para que eu não coloque outras fontes de legendas em português, além de uns gringo roubando legendas por ai, nesse guia. As outras fontes seriam os fansubs, que são legendas feitas por fans. Há uma questão mais óbvia que é que os fansubs são grupos que trabalham basicamente por amor, muitas vezes sendo perseguidos por detentores de licenças de animes e que não ganham nada pra isso. Suas legendas vão demorar mais pra sair, eles vão cobrir menos animes. Eles nunca vão conseguir ganhar de um grupo de legendadores profissionais pagos para isso nesses quesitos.

Tem também o caso da fragmentação. Apesar de existirem trackers, geralmente privados, não há uma centralização real da distribuição do torrent. Eu mesmo tenho conta em 3 tracker diferentes e, na maioria das vezes, são poucos os torrents que se repetem neles. Mesmo se houvesse um feed RSS, seria necessário adicionar vários e criar umas regras complicadas e eu não sei se valeria muito a pena não... Isso quando os lançamentos são lançados em torrent. Muitas vezes os fansubs preferem usar sites de compartilhamento de arquivos por várias questões.

No entanto, sempre que vou assistir alguma coisa que já saiu faz um tempo, prefiro escolher algum fansub, em inglês ou português, do que as legendas oficiais. A questão é que essas legendas são feitas muitas vezes correndo e portanto não tem tanta atenção aos detalhes, deixam de lado as traduções de textos em tela ou então das músicas, sejam dentro dos animes ou de abertura e encerramento. No geral, uma legenda de fansub será mais completa, na minha opinião.

2 - Configure o seu gerenciador

Bem, agora que você finalmente decidiu o seu gerenciador e de onde quer baixar seus animes, agora chegou a parte mais chatinha, que é configurar o gerenciador. Eu vou explicar como se faz usando o qBittorrent mas, pelo que eu sei, nos outros gerenciadores o processo é similar. Vamos usar o feed que retorna as buscas do Erai que eu dei ali em cima, por ele geralmente conter as legendas em português. É esse link. Clique com o botão direito e "copiar URL de destino" ou alguma coisa assim.

Eu não lembro exatamente se o Feed RSS já vem ativado no qBittorrent. Caso não, no menu superior, clique em Ferramentas > Preferências > RSS e ative a função ali. Clique na abinha "RSS" e depois no primeiro botão que deve ser "nova inscrição". O qBit é tão maneiro que o link provavelmente já vai aparecer ali para ser inserido mas, caso não, é só colar ele ali e depois apertar Enter ou clicar no "OK". Seu gerenciador já tem acesso ao feed e você poderia fazer download dos animes manualmente se quisesse, clicando nas entradas que apareceram ali, mas o ponto era baixar automaticamente as coisas então vamos para o próximo passo.

Um screenshot da tela de configuração do qBittorrent com os botões importantes para a configuração de download automático através de feeds RSS marcados

Na mesma linha onde está o botão de assinar feeds, do lado oposto da janela, tem um outro botão chamado "baixador RSS". É ali que ficam as regras que você pode criar para que o gerenciador faça o download automático dos animes. Clique ali.

A tela de configuração para regras de download automático usando feeds RSS

Essa janelinha deve abrir ai, sem as minhas regras, é claro. Clique no + para adicionar uma nova regra, escolha um nome apropriado para a mesma e ela deve aparecer ali na coluna da esquerda. Certifique-se que o quadradinho da mesma está preenchido, significando que ela está ligada e clique nela. As suas configurações, no momento vazias, vão aparecer na coluna do meio. A terceira coluna serve para você ver quais item do feed a regra está selecionando. Se você fechar a janela de regras o gerenciador vai fazer download dos items que estão aparecendo ali do lado, então tome cuidado. Já cansei de ter que cancelar dezenas de downloads por fechar acidentalmente quando tinha uma regra que englobava todos os itens do feed. Não é divertido.

A primeira coisa que você deve fazer para configurar uma regra é escolher em quais feeds ela vai se aplica que você pode fazer no final da coluna do meio. Caso você queira que os arquivos sejam salvos em algum lugar diferente do padrão do gerenciador, você deve marcar a caixinha "salvar em uma pasta diferente" e escolher a pasta no campo logo abaixo da mesma.

A regra em si você preenche no primeiro campo. O gerenciador vai procurar nos itens do feed que você especificou se eles contém o que você botou ali e vai fazer download dos mesmos. É possível colocar o nome inteiro do anime, mas geralmente uma combinação de duas palavras já da conta. Minha regra "jojo" baixa todos os arquivos que tenham "jojo" no nome assim eu não preciso reconfigurar toda vez que começa a sair uma nova temporada de JoJo. Prático.

Você poderia fazer uma regra para cada anime, mas isso é meio trabalhoso. O que eu faço geralmente é agrupar os animes por temporada usando a barra em pé (|) que significa "ou", como você pode ver no screenshot alí em cima. Se o seu "deve conter" for "jojo|madoka" o gerenciador vai fazer download de todos os arquivos que tiverem "jojo" ou "madoka". Tome cuidado! Se você deixar uma barra em pé no final do campo sem nada depois, seria como definir uma regra para "contém qualquer coisa" o que vai fazer com que o gerenciador de downloads faça download de todas as coisas. Não seja como eu e sempre verifique a terceira coluna antes de fechar a janelinha das regras para evitar o incomodo.

Os outros campos existem mas eu sinceramente nunca usei eles pra nada. Podem ser úteis em casos específicos e etc, mas, no geral, só o "deve conter" da conta do trabalho. Talvez você possa construir uma regras mirabolantes que abarcam mil feeds e dai precise deles pra alguma coisa do tipo mas eu não sei. Você sabendo isso que eu ensinei aqui já vai conseguir dominar bem a ferramenta. Aposto que você já até consegue usar o showRSS pra criar um feed das suas séries pra já fazer download delas automaticamente também.

Se você estiver usando algum outro gerenciador de torrent, você só precisa descobrir onde que você pode adicionar um feed (a maioria dos gerenciadores modernos tem, mas as vezes não vem ligado por padrão por ser considerada uma função mais avançada) e onde você cria as regras. O restante deve ser bem similar.

Caso tenha alguma dúvida ou ache que ficou faltando alguma coisa nesse guia, por favor, não exite em entrar em contato comigo já que meu objetivo é conseguir ajudar as pessoas da melhor maneira que eu puder! Experimente! Delete os 200 torrents que você adicionou por engano! Não perca mais tempo apertando F5 500x num dia esperando sair um episódio de Sarazanmai!


Links úteis


Links pras minhas coisinhas

  • Padrim.
    • Você pode me apoiar no Padrim se quiser. Vai me ajudar a me manter na faculdade e comprar as coisas necessárias pro desenvolvimento de jogos e as coisas para a minha sobrevivência.
  • Itch.
    • Lá no meu itch você pode encontrar tudo de gaems que eu faço.
  • Plume
    • Você pode entrar no meu perfil no plume pra ver as outras coisas que eu escrevo! Há diversos blogs diferentes separados pois eu escrevo a respeito de coisas variadas.

Redes sociais.

  • Mastodon.
    • O Mastodon é minha rede social preferida. Tenho uma conta na instância (principalmente brasileira) Mastodonte e é lá onde eu interajo com mais frequência. Você pode me seguir lá ou, se quiser criar uma conta, e as inscrições estiverem fechadas, entrar em contato comigo.
  • Twitter.
    • No geral, minhas postagens no Mastodon são replicadas no Twitter mas eu estou estou no processo de usar lá cada vez menos. No entanto, pode ter certeza que se você interagir comigo lá eu irei responder :)

Feedback!

Se você tem alguma sugestão, crítica ou elogio a respeito do texto, fico feliz em recebe-las! Elas são muito importantes para mim.

Fique a vontade para entrar em contato em qualquer lugar, ou mandar um e-mail para ardydo em pm.me (@pm.me) que eu as receberei bem feliz! :D