Ação Direta - José Oiticica - 1946 - Trechos Escolhidos

Trechos escolhidos do texto "Ação Direta" de José Oiticica, anarquista brasileiro, no Editorial de retomada do jornal 'Ação Direta', no ano de 1946.

“ A Ação Direta ressurge […] Porque a Ação Direta é o processo exato de Rebelião Proletária […] Fora da Ação Direta só existe um método, o colaboracionismo, o reformista; as Eleições com vistas ao Poder […] Todos os Partidos Pseudo-revolucionários de esquerda, por mais sinceros e competentes que sejam seus Chefes, têm-se atolado no brejo Parlamentar e sucumbido. Incapazes de resolver o Problema Social […] E porquê? Porque, em vez de dinamitarem a tremenda máquina do Estado se fazem maquinistas da mesma máquina […] A Ação Direta é o meio certo de vencer, porque é o único meio amedrontador do Capitalismo […] Nenhum Parlamento assusta a alta finança […] Parlamento não faz Greve! Não Sabota produção! Não Boicota produto! […] Não abre largas pupilas proletárias à noção da Realidade […] Parlamento é casa do Estado, assalariado seu! […] Só ela, a Ação Direta, principalmente, educa e fortifica o povo espoliado na sua luta milenar […] A Ação Direta é a Revolução! [..] Onde ela atua, atua o espírito novo! Espírito inquieto do presente, espírito construtor do futuro […] Porque, feita a Revolução, ela, a Ação Direta, irá criar um Novo Mundo, a nova humanidade, e será livre das peias estatais e religiosas […] Sempre Ação, Sempre Energia, Sempre Ideal […]. “




Inspiração: Trechos retirados do artigo ‘Ação Direta’, de José Oiticica, de 1946, publicado na ‘Revista Verve’, do coletivo Nu-Sol, em 2016.

Música: “Freeuse music drill”


Assista ao vídeo: https://kolektiva.media/w/uiGQwAv7hNcDuazpm4CQT4




“Porque nenhuma fronteira do mundo pode barrar a Revolução Social.”


Encontre-nos:

Social: @JCompanheiro@kolektiva.social

Media: @j_companheiro@kolektiva.media

Blog: @JCompanheiro@fediverse.blog